Conteúdo principal

Projecto - “NÃO VER PARA CRER”

A Associação Íris Inclusiva, em parceria com a plataforma ///popcorn///, apresenta o projecto “NÃO VER PARA CRER”.

O objectivo deste projecto é sensibilizar e (in)formar) para a inclusão de cidadãos cegos e amblíopes através da experimentação e estimulação dos sentidos.

Numa sociedade onde o sentido da visão é sobrevalorizado, pretende-se (In)formar para a diferença, isto é, mostrar os obstáculos vividos por estes cidadãos, fazendo com que todos experimentem e sintam essas dificuldades. Só pela percepção da diferença nos poderemos tornar agentes activos na inclusão!

O projecto propõe a criação de uma instalação artística, que possa servir de ponto de partida a uma reflexão individual e colectiva acerca de conceitos como a diferença e a inclusão. Essa estrutura móvel será instalada em espaços públicos, ou outros cujas valências se possam cruzar com os objectivos de sensibilização propostos, e proporcionará, num primeiro momento, uma experiência sensorial, conduzindo as pessoas na experimentação de diversas dificuldades associadas à cegueira e, num segundo momento, a exploração de elementos audiovisuais, numa exposição que complementará essa experiência.

Pretende-se o envolvimento da comunidade escolar nesta iniciativa, pelo que serão organizadas visitas de estudo aos locais onde a estrutura estará implantada temporariamente, procurando ir, de certo modo, ao encontro de cada agrupamento de escolas e educar para a diferença. Propõe-se ainda o recurso a um plano educativo, paralelamente à visita ao espaço expositivo, de forma a potenciar o seu valor pedagógico e a reflexão/acção a partir do vivido. Inicialmente, este será apresentado às escolas do distrito de Viana do Castelo, para ser implementado junto dos alunos do 2º e 3º ciclos.

De forma complementar e paralela, poderá também existir uma programação cultural aberta à população em geral.

Criar um espaço de convergência para a causa da cegueira, mobilizando a participação de diferentes sujeitos e contextos (escolar, social, empresarial), através de acções baseadas na inovação e criatividade, são alguns dos objectivos desta iniciativa.

Essencialmente, ambiciona-se consciencializar para a necessidade da mudança de comportamentos, atitudes e mentalidades face à diferença, contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa e igualitária.


Quer esperar para ver?

Brevemente, mais informações