» Menu Anterior

Grupo de amigos da ÍRIS

O que é?
Um grupo de cidadãos que, a convite da Íris, participam activamente no desenvolvimento da Associação e da sua actividade, contribuindo com as suas ideias, experiências, opiniões, capacidades e competências. Para pertencer a este grupo não é necessário ser associado, bastando interesse pela área de actuação da Íris e disponibilidade para colaborar de acordo com a sua disponibilidade e saberes específicos.


Quando foi criado?
O primeiro encontro deste grupo realizou-se no dia 20 de Fevereiro de 2010, após um período de auscultação de vontades/interesses. Cada um dos elementos então já pertencentes à Íris convidou uma ou várias pessoas que entendeu poderem constituir mais-valia para a Associação (pela sua formação e percurso profissional, pelas suas características pessoais, pela sua postura como cidadão).


Como funciona e com que objectivos?

Este grupo reúne-se com uma periodicidade aproximadamente trimestral e a sua composição pode ser variável ao longo do tempo. Cada elemento pode, a qualquer momento, desvincular-se do grupo ou sugerir a participação de outras pessoas. A prioridade é cultivar um ambiente positivo, estimulante e favorecedor da expressão pessoal, criando um espaço em que todos, cada um de acordo com as suas possibilidades, se sintam livres para manifestarem as suas opiniões e partilharem conhecimentos e formas de fazer e ser.

A diversidade é uma característica privilegiada no grupo, que inclui pessoas cegas, com baixa visão e normovisuais, de diferentes quadrantes profissionais e sensibilidades, residentes ou não em Viana do Castelo. Temos procurado representar um conjunto diversificado de áreas de competência, que vão desde a educação à intervenção psico-social, passando pela cultura e pela arte nas suas várias manifestações. As pessoas cegas e com baixa visão e os seus familiares têm também representação no grupo, assim como alguns associados e membros dos corpos sociais da Íris.

Pretende-se fomentar a abertura da Instituição ao exterior e a sua projecção na comunidade e na sociedade em geral e impedir que o seu percurso futuro seja apenas determinado pelas pessoas que quotidianamente estão envolvidas. Entendemos que a participação cívica e a construção partilhada de caminhos são dimensões fundamentais da filosofia institucional que orienta a nossa actuação.

Os amigos da Íris, para além de participarem nestes encontros trimestrais, acompanham o percurso da Associação, podendo, de acordo com as suas disponibilidades, colaborar em actividades ou promover, eles próprios, acções concretas que tenham sido propostas no grupo.



X Sair da Página de acessibilidade