» Menu Anterior

Festival de Teatro de Viana do Castelo com a parceria da Íris
6 de Novembro de 2017

É já no próximo dia 10 que tem início, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a primeira edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, uma organização conjunta do Teatro do Noroeste - CDV e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Até ao dia 18 de novembro, passarão pelo palco criadores e estruturas profissionais do teatro contemporâneo do Norte de Portugal, assegurando uma programação dirigida a todos os públicos.
A Íris Inclusiva é uma das entidades parceiras nesta iniciativa apoiada pela Direção Geral das Artes, sendo de salientar a possibilidade de reconhecimento de palco, trinta minutos antes de cada espetáculo, no âmbito da atividade paralela “Ver com as mãos”. Os associados e clientes da Associação terão acesso a bilhetes a preço reduzido, com um desconto de 60%.

Pode obter informações sobre reserva ou compra de bilhetes e possibilidade de transporte gratuito para os espetáculos em http://www.centrodramaticodeviana.com ou junto da Íris Inclusiva.

 PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL:
  • Rei Lear Ensemble - Sociedade de Actores | 10 nov, 21h30
  • O Grande Tratado de Encenação TEP | 11 nov, 21h30
  • O Sonho de Pedro Teatro do Noroeste | 12 nov, 18h30
  • Como Um Carrossel Teatro de Marionetas do Porto | 13 nov, 18h30
  • Guarda Mundos Teatro da Didascália | 14 nov, 18h30
  • Auto da Índia Krisálida | 15 nov, 21h30
  • 13 Peripécia Teatro | 16 nov, 21h30
  • As Criadas C. Teatro de Braga/Seiva Trupe | 17 nov, 21h30
  • Subterrâneo Ao Cabo Teatro | 18 nov, 21h30





Publicados novos diplomas na área da deficiência
18 de Outubro de 2017

No dia 6 de Outubro foi publicado o Decreto-Lei nº 126-A/2017, que cria a Prestação Social para a Inclusão (PSI), uma prestação destinada a apoiar as pessoas com deficiência nos encargos acrescidos com a sua condição e que visa melhorar a sua proteção social, promover o combate às situações de pobreza e  fomentar a participação social e laboral.

A PSI pode ser requerida online, através do serviço Segurança Social Direta, ou em qualquer serviço de Atendimento da Segurança Social.
Foi também alterada a legislação sobre o Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência, pela Decreto-Lei nº 128/2017, ampliando o acesso ao cartão de estacionamento de modelo comunitário para pessoas que tenham uma deficiência intelectual ou Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) cujo grau de incapacidade seja igual ou superior a 60 %, assim como para pessoas com deficiência visual, com uma alteração permanente no domínio da visão igual ou superior a 95%.

Por último, foi publicado a 9 de outubro o Decreto-Lei nº 129/2017, que institui o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), assente na disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades de vida diária e de mediação em contextos diversos, designadamente no domínio da higiene, alimentação, manutenção da saúde e cuidados pessoais, deslocações e apoio em contexto laboral.

Os destinatários da assistência pessoal são todas as pessoas com deficiência ou incapacidade que tenham idade igual ou superior a 16 anos e possuam um grau de incapacidade certificado igual ou superior a 60% ou, no caso das pessoas com deficiência intelectual, doença mental ou perturbação do espetro do autismo, independentemente do grau de incapacidade.




Primeira mostra pública do projeto Imagine Conceptuale em Viana do Castelo
16 de Outubro de 2017

No passado sábado, dia 14 de outubro, foram muitos os que acorreram à inauguração da exposição de fotografia Imagine Conceptuale – Integrar pela Arte, que teve lugar nos Paços do Concelho em Viana do Castelo.
Do conjunto dos intervenientes neste projeto de inclusão pela arte financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que no distrito foi desenvolvido em parceria com a Íris Inclusiva e contou com o apoio do Município de Viana do Castelo, destacamos os autores das obras expostas, num total de vinte fotografias apresentadas também sob a forma de imagens táteis com audiodescrição.

Foram treze os participantes no projeto promovido pelo MEF (Movimento de Expressão Fotográfica), que em Viana do Castelo foi desenvolvido nos contextos de vida das pessoas, à semelhança do modelo de intervenção da resposta social que a Íris Inclusiva tem em funcionamento, ao longo dos meses de julho e agosto de 2016 e 2017.

Antes da abertura da exposição, realizou-se também a atividade fotográfica "Imagens do Sentir", que colocou em movimento pelo centro da cidade pares de participantes, alternando entre si o papel de guia e o de pessoa cega, constituindo uma oportunidade de experienciação e de construção de imagens mentais com recurso aos vários sentidos.

A exposição de fotografia, de entrada gratuita, pode ser visitada todos os dias entre as 10 e as 18 horas, no Edifício dos Paços do Concelho em Viana do Castelo.

A Íris Inclusiva agradece o apoio da Câmara Municipal e de todos os intervenientes que tornaram possível este projeto, reservando o seu mais sentido agradecimento ao MEF, por ousar lançar-se, com tanta convição, em projetos de inclusão social como este, dedicando a sua energia e conhecimento a contribuir para uma sociedade mais igualitária e para a melhoria do acesso à cultura e às artes.

A última palavra vai, inevitavelmente, para os protagonistas da exposição, que aceitaram o desfio lançado pela Íris e pelo MEF e com quem todos crescemos!




Exposição de fotografia «Imagine Conceptuale - Integrar pela Arte»
10 de Outubro de 2017

É já no próximo dia 14 de outubro, pelas 17h30, que inaugura, no Edifício dos Paços do Concelho em Viana do Castelo, a exposição de fotografia que representa o culminar do desenvolvimento do projeto Imagine Conceptuale, que tem âmbito distrital, no nosso distrito.
Partindo da interrogação “Que perceção terá da fotografia uma pessoa cega ou com baixa visão?”, o projeto pretende facilitar o acesso à arte e fomentar a expressão pessoal dentro do universo particular da fotografia.

Estarão expostas 17 fotografias, da autoria de pessoas com deficiência visual de diversas idades e com residência em vários concelhos do distrito, sendo a acessibilidade das imagens uma das áreas a destacar. Neste sentido, e para além das fotografias propriamente ditas, o visitante terá acesso a imagens táteis e à sua audio-descrição.

A exposição agora apresentada, numa iniciativa conjunta do MEF e da Íris Inclusiva com o apoio do Município de Viana do Castelo, resulta do trabalho desenvolvido em 2016 e 2017 com 13 participantes no projeto e pode ver visitada todos os dias, entre as 10 e as 18 horas, até ao dia 19 de novembro.
 




Íris associa-se a comemoração do Dia Internacional do Idoso
6 de Outubro de 2017

Durante o fim de semana de 30 de setembro e 1 de outubro, a Íris respondeu ao apelo da Associação Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo para estar presente numa mostra de recursos patente nos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
Juntamente com outras Organizações, teve oportunidade de divulgar os seus serviços e também de dinamizar a atividade “As mãos também vêem”, que deu a conhecer alguns materiais lúdicos pensados para uma utilização inclusiva. Parabéns à Associação promotora pela iniciativa!
 




Íris Em Arraial Gastronómico em Perre
26 de Setembro de 2017

Como vem acontecendo nos últimos anos, a Íris marcou presença no VII Arraial Gastronómico da CSIF de Outeiro e Perre, que teve lugar em Perre no dia 23 de setembro.
Este evento é organizado por ambas as freguesias e reúne diversas associações desportivas, recreativas e culturais. Agradecemos o caloroso acolhimento a que já nos habituaram!
 






X Sair da Página de acessibilidade