Conteúdo principal

Actividades inclusivas prosseguem na Casa dos Nichos

Projecto «Entre, pare e toque»

25 de novembro de 2013
Pelas 15 horas do passado dia 23 de Novembro, arrancou no Museu de Artes Decorativas um conjunto de actividades que pretendem proporcionar um acolhimento mais inclusivo em diversos espaços museológicos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.
“História de um pote apaixonado” deu o mote para a iniciativa, estruturada em torno de uma peça de cerâmica da colecção do museu e dos múltiplos elementos nela representados. Partindo de um momento de fruição táctil de vários objectos ligados ao pote em questão, os participantes foram ainda desafiados a construir conjuntamente uma história, tornando esta experiência verdadeiramente de todos.

No próximo dia 30 de Novembro, pelas 10h30, é a vez de a Casa dos Nichos acolher uma acção do projecto “Entre, pare e toque”, desta feita proporcionando aos participantes o conhecimento do processo de tecelagem na Idade do Ferro. Partindo da exploração de peças arqueológicas relacionadas com a criação de tecido e das diferentes fases de transformação do linho e da lã, a manhã terminará com uma actividade manual, permitindo a todos criar tecido a partir da trama de tear vertical, idêntico ao utilizado na Idade do Ferro.

O projecto “Entre, pare e toque”, promovido pela Íris Inclusiva em parceria com o Município de Viana do Castelo e o Município de Ponte de Lima e co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos do INR, I. P. e pela Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, pretende contribuir para tornar mais acessíveis e inclusivos os museus participantes e para promover a plena fruição cultural das pessoas cegas e com baixa visão.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

Já está disponível a lista de sessões com audiodescrição previstas para os meses de janeiro, fevereiro...
No dia 4 de Janeiro assinala-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e...
É já no próximo sábado, dia 16 de dezembro, que a Íris promove, em parceria com...
No quadro da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3...
No dia 1 de dezembro, a Íris promoveu o primeiro encontro de pais das crianças e...
Encerrou no passado dia 19 de novembro a primeira mostra pública do projeto de integração pela...
No âmbito da parceria estabelecida com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, a...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.