Bem-vindo à Íris Inclusiva

Heading

Um "smartphone" sem complicações

2015-01-19
Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveram uma aplicação para telemóveis Android que facilita a utilização do "smartphone", funciona como localizador GPS e é destinada a pessoas idosas e que apresentem algum grau de demência, como, por exemplo, com Alzheimer.
A nova aplicação chama-se "+Fácil" e permite que qualquer pessoa saiba utilizar um telemóvel de última geração. A utilização é facilitada pela interface gráfica simplificada.

A "+Fácil" é um produto da Magickey, empresa "spin-off" do IPG criada em 2005. A aplicação foi feita em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, responsáveis pela parte gráfica.

O projecto Magickey foi criado em 2005 no IPG e tem-se dedicado ao desenvolvimento de soluções que permitem aumentar a acessibilidade das pessoas com limitações às novas tecnologias.

A nova aplicação está a dar que falar, até nos corredores do estabelecimento de ensino. Paula Robalo, que trabalha na recepção, foi uma das primeiras pessoas a ir falar com o coordenador do projecto, Luís Figueiredo.

Os pais de Paula têm 80 anos. Não sabem mexer num telemóvel. "Dá para a minha mãe carregar numa tecla e ir imediatamente ter a um dos filhos?", questionou a funcionária do IPG ao professor enquanto a Renascença visitava o IPG. A resposta: "sim". "Pode inclusivamente colocar a fotografia de cada um dos filhos em cima das teclas e imediatamente a ligação é feita para esse número".

A nova aplicação pode também servir de GPS, que pode ser útil para "familiares, filhos e cuidadores". "Podem fazer um pedido ‘onde estás’ para este telemóvel. E, sem intervenção da pessoa, imediatamente, ele vai dar as coordenadas exactas de onde está essa pessoa", explica o docente.

Entre as funcionalidades da "+Fácil" está ainda o atendimento automático de determinados números de telefone em alta voz. Uma funcionalidade importante para doentes de Alzheimer, por exemplo.

O Instituto Politécnico da Guarda tem disponível um pacote com telemóvel, "software", aplicação e assistência técnica por 224,90 euros.

Paula Robalo ficou com tanta vontade de colocar a aplicação nos telemóveis dos pais que não resistiu a fazer um pedido de Natal: a aplicação a um preço mais acessível. "Eu já me estou a fazer, mas era uma coisa que gostava mesmo de ter e de dar aos meus pais", sorri.

A "+Fácil" foi apresentado na Feira Portugal Maior, que decorreu de 3 a 7 de Dezembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A empresa também disponibiliza as aplicações MagicEye, MagicKeyBoard, MagicHome, MagicKey, MagicSwitch, MagicWatch, MagicWheelChair, MagicJoystick e MagicPhone, destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com limitações.

Fonte: http://rr.sapo.pt
 

Adicionar comentário

Acessibilidades da Página
Fique a par das novidades da IRIS!
Ajude a associação
Goste da nossa página no Facebook
Siga-nos através do twitter
Canal de Notícias RSS
Plataforma de Gestão
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Centro de Recursos para Educação Especial - Abelheira
IPL (+) Inclusivo
Associação Empresarial de Viana do Castelo