Conteúdo principal

Acesso Cultura lança sessões descontraídas

14 de abril de 2016
As Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Podem ainda implicar pequenos ajustes no espectáculo (iluminação, som, etc.) e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades.
Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável (por exemplo, pais com crianças pequenas, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação).

A Acesso Cultura teve uma primeira reunião com três teatros em Lisboa  – Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II - e todos mostraram abertura para incluir sessões descontraídas nos espectáculos que apresentam. A primeira Sessão Descontraída será no Teatro São Luiz no dia 17 de Abril, Domingo, às 11h: Asas de papel, uma criação de Ainhoa Vidal.

Este é um pequeno-grande passo no sentido de sensibilizar as partes envolvidas, entidades culturais e público, em relação às barreiras enfrentadas por diferentes pessoas, e consequentemente também pelos seus familiares e amigos, no acesso à oferta cultural. É ainda um passo no sentido de reconhecer a existência da diferença, de lhe dar o lugar que lhe pertence no espaço público e nas instituições culturais em particular, de aprender a encará-la com naturalidade.

A Acesso Cultura recebeu um apoio da Fundação Millennium BCPpara poder iniciar este projecto em Portugal.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

É já no próximo dia 15 de julho (domingo) que a Instituição assinala nove anos de...
A Íris Inclusiva é uma das treze entidades portuguesas que obtiveram financiamento do Programa Erasmus+ em...
No passado dia 23 de Junho, uma equipa de jovens da Íris Inclusiva marcou presença na...
A Íris Inclusiva e a Fundação PT desenvolvem, desde 2014, uma parceria que permite abranger, de...
Nos dias 13, 14 e 15 de junho decorrem as II Jornadas de Turismo da Escola...
A Fundação Raquel e Martin Sain encontra-se atualmente a desenvolver, com o apoio do Programa Erasmus+...
No dia 29 de Maio, o Cine Teatro de V.N. de Cerveira acolheu as segundas jornadas...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.