Conteúdo principal

Ação de rua da Iris Inclusiva em foco na RTP

Dia Mundial do Braille

6 de janeiro, 2017
Iris Inclusiva em foco na RTP
Reportagem da RTP
No passado dia 4 de janeiro, data em que se assinala o nascimento de Louis Braille, o programa A Praça, da RTP 1, esteve com a Íris Inclusiva em Viana do Castelo, no âmbito de uma ação de rua que a Associação levou a cabo em cinco concelhos do distrito nos dias 4, 5 e 6 de janeiro.
A iniciativa, desenvolvida pela equipa da Íris através da distribuição de cartões alusivos à efeméride, pretendeu alertar a sociedade em geral para a importância do sistema de leitura e escrita Braille como ferramenta de inclusão social das pessoas cegas.

Estivemos à conversa com o Hélder Reis, em direto, em dois momentos distintos.

Confira o vídeo!

No dia 4 de Janeiro assinala-se o Dia Mundial do Braille

2 de janeiro, 2017
No dia 4 de Janeiro assinala-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura para pessoas cegas desenvolvido por Louis Braille por século XIX.
O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel e que podem ser lidos através do tato, que resultam da combinação sistemática de seis pontos dispostos em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de uma peça de dominó colocada ao alto.

O Dia Mundial do Braille, comemorado no dia de nascimento do seu criador, consagra os princípios da autonomia individual e da independência, tendo em conta a sua importância incontornável para a inclusão plena participação social das pessoas cegas.

Nos dias 4, 5 e 6 de Janeiro de 2017, a Íris Inclusiva volta a assinalar a data, desta feita levando a cabo, em diversos locais dos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Caminha e Valença, uma distribuição de cartões que pretendem dar a conhecer ao público em geral a existência do Braille, alertando a sociedade para a necessidade de proporcionar a todos os cidadão a possibilidade de comunicarem entre si. Porque todos precisamos de comunicar e porque esse é um direito fundamental que a cada um assiste.

A Íris Inclusiva é uma Instituição de Solidariedade Social que assume como missão contribuir ativamente para a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, promovendo o desenvolvimento da sua autonomia e da participação em todos os domínios de vida.
 
Logotipo do Dia Mundial do Braille 4 de Janeiro
Logotipo do Dia Mundial do Braille 4 de Janeiro

Balcão da Inclusão chega a mais pessoas

16 de dezembro, 2016
Desde o dia 15 de dezembro, para além do Balcão da Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., todos os Centros Distritais da Segurança Social passaram a contar com um Balcão da Inclusão, no total de 18 balcões.
 
Este serviço de atendimento especializado na temática da deficiência ou incapacidade estará também presente, a partir de 2017, em diversos serviços municipais de atendimento ao público e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Workshop de broinhas saudáveis assinalou a quadra

20 de dezembro, 2016
Em parceria com o HB Espaço Nutrição e a ASCIJF, a Íris Inclusiva promoveu, no dia 17 deste mês, um Workshop natalício em que se confecionaram, sob orientação da nutricionista Hélia Barros, umas deliciosas broinhas, preparadas na cozinha da sede da ASCIJF por cerca de 25 pessoas.
Um tarde descontraída e marcada pelos cheiros da canela e do amendoim, que culminou na prova das broinhas e na sua embalagem em pequenos sacos que os participantes puderam levar consigo.
 
Vista geral da mesa rodeada pelos participantes
Vista geral da mesa rodeada pelos participantes
Flocos de aveia a serem amassados pelas mãos de dois dos participantes
Flocos de aveia a serem amassados pelas mãos de dois dos participantes
Tabuleiro com broinhas antes de ir ao forno
Tabuleiro com broinhas antes de ir ao forno

Íris promove ação formativa de voluntários

19 de dezembro, 2016
Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, a Íris Inclusiva levou a efeito, com a colaboração do Banco Local de Voluntariado, uma ação formativa para voluntários, tendo em vista a captação de novos elementos que possam vir a enriquecer as dinâmicas da Instituição.
Para além da apresentação da Associação e do trabalho que desenvolve, foram abordados vários temas, nomeadamente a comunicação com a pessoa com deficiência visual, a utilização de técnicas de guia e os recursos ao dispor para garantir a acessibilidade da informação, nomeadamente o Braille e as tecnologias específicas.
 
Imagem do grupo de voluntários durante uma das sessões dinamizadas na sede da Íris
Imagem do grupo de voluntários durante uma das sessões dinamizadas na sede da Íris

Diploma de mérito no Dia Internacional do Voluntariado

9 de dezembro, 2016
No passado dia 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade enquadradora do Banco Local de Voluntariado, assinalou o Dia Internacional do Voluntariado com uma sessão evocativa na Biblioteca, em que se debateu o futuro do voluntariado no concelho.
Foram ainda atribuídos vários diplomas de mérito a Instituições promotoras do voluntariado, entre as quais a Íris Inclusiva.

Secretário de Estado do Desporto e Juventude em Viana

12 de novembro, 2016
No passado dia 11 de Novembro a Íris Inclusiva participou, a convite da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, numa reunião de associações promovida ao final do dia na delegação de Viana do Instituto Português da Juventude.
O momento serviu para rematar um dia de périplo pelo distrito, para contacto com boas práticas na área do associativismo juvenil, e para anúncio de algumas medidas de apoio a lançar em breve.

Lançamento público do projeto Teia Viva

2 de dezembro, 2016
A Íris Inclusiva é uma das entidades parceiras no projeto Teia Viva – Viver Igual a Vida com Amor, promovido na comunidade de Ponte de Lima pelo Centro de Reabilitação da APPACDM. O projeto, dirigido a pessoas do concelho que sintam alguma limitação ao exercício pleno da cidadania, pretende contribuir para a constituição e fortalecimento de redes de suporte, numa perspetiva de promoção da vida autónoma e independente.
A iniciativa prolonga-se até Dezembro de 2018 e conta ainda com a parceria do Município, da Unidade de Cuidados na Comunidade e da Unidade de Saúde Familiar Lethes.
Logótipo a preto e branco, em que uma figura humana abraça as letras que compõem o nome do projeto
Logótipo a preto e branco, em que uma figura humana abraça as letras que compõem o nome do projeto

Oficina no Castro de São Lourenço

13 de novembro, 2016
No dia 12 de novembro, pelas 15h30, a Íris Inclusiva foi recebida no Centro Interpretativo de São Lourenço, no concelho de Esposende. A atividade começou com uma visita ao espaço expositivo do Centro, dando oportunidade aos participantes de conhecerem um pouco a envolvente e os seus recursos naturais, bem como o quotidiano dos habitantes do Castro durante a Idade do Ferro.
A iniciativa terminou com uma oficina de olaria em que foi recriada uma peça utilitária da época. O nosso agradecimento ao Município de Esposende e à equipa do seu Serviço Educativo.
 
Imagem de mãos a tatear uma das áreas expositivas do Centro
Imagem de mãos a tatear uma das áreas expositivas do Centro
Aspeto específico da mesa de trabalho com os materiais empregue na oficina de olaria
Aspeto específico da mesa de trabalho com os materiais empregue na oficina de olaria

Governo compromete-se a incluir livros para invisuais no Plano Nacional de Leitura

31 de outubro, 2016
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, comprometeu-se esta sexta-feira, em Coimbra, a incluir livros em braille e de leitura tátil no Plano Nacional de Leitura (PNL), embora sem assumir datas.
"Comprometi-me a começar agora a reunir para ver como vamos incluir (aqueles livros no PNL) e havemos de conseguir", disse a governante à agência Lusa, no final da sessão solene das V Jornadas Deficiência Visual e Intervenção Precoce, que decorreram no Hospital Pediátrico de Coimbra.

A promessa de Ana Sofia Antunes acabou por ir ao encontro do desafio lançado pelo presidente da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Luís Borges, que apontou duas falhas no PNL: o facto de não abranger crianças invisuais e não abranger as crianças em idade pré-escolar.

"Foi um desafio que me foi lançado hoje, que faz todo o sentido", salientou a governante, que considera a medida um "passo fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança com limitações sensoriais, nomeadamente ao nível da visão".

Na sessão solene, a secretária de Estado da Inclusão disse que o Governo tudo fará para que se possa incluir no PNL um conjunto de títulos e "que as questões financeiras não sejam justificação para que se continue a adiar esta iniciativa".

Sem assumir datas, Ana Sofia Antunes acrescentou que "se deve avançar, neste momento, com alguma rapidez, para conseguir ter à disposição destes leitores de primeira maré aquilo que eles precisam: o incentivo para começarem a ler e prenderem-se à leitura".

Organizadas pela ANIP, as V Jornadas Deficiência Visual e Intervenção Precoce, que decorreram no Hospital Pediátrico de Coimbra, foram dedicadas ao tema da literacia emergente para a cegueira.

Num dos painéis da manhã, foi apresentado o livro infantil "O que vês, o que vejo...", que será editado num formato de edição pioneiro em Portugal - álbum tátil ilustrado de acordo com o modelo háptico, numa abordagem multissensorial mais próxima do contexto percetivo das crianças invisuais.

Para a coordenadora da iniciativa, Viviana Ferreira, que integra o Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual, o objetivo passa por produzir alguns materiais que promovam oportunidades de literacia emergente para a cegueira, mas que a maior preocupação é o financiamento.

"Falamos para uma população muito reduzida - a cegueira é uma doença de baixa incidência - e, por isso, os números não são muito atrativos para quem financia, porque se tivermos financiamento nós conseguimos desenvolver trabalho para que estas crianças tenham acesso a recursos que promovam a literacia antes da entrada para a escola", sublinhou.
Lusa
Publicado em http://sicnoticias.sapo.pt
 
Na foto a leitura de um livro em braille
Na foto a leitura de um livro em braille

Visita e oficina no Centro Interpretativo de São Lourenço (CISL)

27 de outubro, 2016
No próximo dia 12 de novembro, pelas 15h30, a Íris Inclusiva estará, pela segunda vez, no CISL, com o apoio do Município de Esposende. Desta vez, para além de conhecer as várias áreas expositivas, que familiarizam os visitantes com o quotidiano milenar dos habitantes do Castro de São Lourenço, haverá ainda oportunidade para recriar, através de uma oficina prática, os modos de vida da época.
Estão todos convidados a participar nesta descoberta, bastando para tal inscrever-se, até ao dia 8 de novembro, através do email associacao@irisinclusiva.pt ou do telemóvel 968299344. A participação na atividade, que é gratuita para clientes e sócios da Íris, tem um custo de participação de 2 € para não sócios.

Íris presente em «Um Dia Diferente»

19 de outubro, 2016
As Instituições Académicas e Praxísticas do IPVC promoveram no passado dia 19 de outubro, no anfiteatro da Marina, um evento solidário com o objetivo de proporcionar um dia diferente às crianças institucionalizadas de Viana do Castelo. Dentro de um conjunto variado de actividades dinamizadas pelos próprios estudantes, a Íris não pôde ficar indiferente a este dia e também esteve presente, dando a conhecer um pouco da escrita braille e apresentando um conjunto de jogos adaptados que suscitaram grande curiosidade.
Dado o mote solidário da iniciativa, foi vendido ao longo do dia uma pequena lembrança feita pelos próprios alunos do IPVC, permitindo assim angariar fundos que irão apoiar, entre outras Instituições, a nossa. Mais uma vez obrigada à comunidade IPVC por marcar a diferença para crianças/jovens e associações do concelho.
 
Vista geral do stand da Íris
Vista geral do stand da Íris
Atuação da Hinoportuna
Atuação da Hinoportuna
Criança vendada a jogar o Jogo das Texturas
Criança vendada a jogar o Jogo das Texturas
Criança a explorar os diversos materiais e jogos presentes no stand da Íris
Criança a explorar os diversos materiais e jogos presentes no stand da Íris

CONVIDA representada na Reunião Geral da Enviter na Bulgária

19 de setembro, 2016
Entre os dias 20 e 22 de setembro, Plovdiv (Bulgária) acolheu a Reunião Geral da Enviter (European Network For Vision Impairment Training Education & Research), onde Portugal participa através da Rede CONVIDA, constituída por seis organizações entre as quais se conta a Íris Inclusiva.
Esta rede nacional esteve representada por Vera Rapagão (Fundação Sain) e Tereza Vaz (AAICA) ao longo de três dias muito preenchidos em que foi possível partilhar conhecimento e experiências e apresentar projetos presentes e futuros.
 
Imagem dos participantes na Reunião Geral da Enviter
Imagem dos participantes na Reunião Geral da Enviter

Íris em mais uma edição de Arraial Gastronómico em Outeiro

17 de setembro, 2016
De regresso à sua plena atividade, a Íris Inclusiva voltou a marcar presença no Arraial Gastronómico organizado pela Comissão Social Interfreguesias de Perre e Outeiro, desta feita na sua 6ª edição, que teve lugar em Outeiro no passado dia 17 de setembro.
O sol e a grande variedade de oferta, distribuída por 18 barracas, marcaram o sábado, destacando-se também a animação musical e a tradicional desfolhada.

O nosso habitual agradecimento à Junta de Freguesia de Outeiro, que continua a acolher a Associação de forma tão generosa!
 
Vista geral do recinto do arraial e do público que acorreu ao evento
Vista geral do recinto do arraial e do público que acorreu ao evento

Jogos Paralímpicos arrancam hoje no Rio de Janeiro

8 de setembro, 2016
Mascote dos Jogos Paralímpicos
Mascote dos Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos que vão decorrer no Rio de Janeiro, Brasil, arrancam hoje e prolongam-se até 18 de setembro. De Portugal viajaram 37 atletas que vão competir em sete modalidades. Que comece a odisseia Rio2016!
Esta será a nona presença consecutiva de uma delegação portuguesa. As modalidades que levam mais atletas lusos são o boccia e o atletismo com 10 e 17, seguindo-se a natação com cinco. O ciclismo português estará representado por dois atletas, enquanto as restantes modalidades – equitação, judo e tiro – têm um atleta cada.

Em relação aos Jogos Londres2012, Portugal 'ganhou' sete atletas, aumentando de 30 para 37, e subiu de cinco para sete modalidades.

A comitiva lusa terá três atletas que conquistaram medalhas em Londres2012: Lenine Cunha (medalha de bronze no salto em comprimento, atletismo), bem como Armando Costa e José Carlos Macedo (medalha de prata na prova de pares BC3, boccia). José Carlos Macedo também conquistou o terceiro lugar na prova individual de BC3 (boccia). Modalidades 'estreia': tiro (Adelino Rocha) e judo (Miguel Vieira).

De acordo com declarações publicadas no 'site' do Comité Paralímpico de Portugal, o Chefe de Missão de Portugal, Rui Oliveira, considera que a delegação lusa está "bem preparada" e que existem "boas expectativas".

Ações de sensibilização chegam a vários públicos

22 de julho, 2016
Como vem sendo habitual, a Íris dinamizou recentemente várias iniciativas informativas e de sensibilização, a pedido de parceiros locais. Valença, Caminha e Viana do Castelo foram os concelhos beneficiados, com ações que envolveram crianças e jovens em ATL de Verão e idosos de respostas de centro de convívio e centro de dia.
 
Demonstração de Goalball no Pavilhão de Vila Praia de Âncora, a convite do CLDS3G de Caminha
Demonstração de Goalball no Pavilhão de Vila Praia de Âncora, a convite do CLDS3G de Caminha

Íris na Taça de Portugal de Goalball

22 de julho, 2016
Nos dias 2 e 3 de julho, o Pavilhão Municipal da Maia acolheu a Taça de Portugal de Goalball, que pela primeira vez contou com a participação de uma equipa da Íris Inclusiva. A Associação jogou com duas equipas, tendo ficado pela fase dos grupos.

O CAC A venceu a Taça após um 7 a 3 contra a equipa do Sporting. Os parabéns aos nossos cinco atletas, que se atreveram a dar o seu melhor!

IRISCAMP juntou jovens dos 8 aos 12 anos

22 de julho, 2016
Entre os dias 27 de junho e 1 de julho, a Íris dinamizou uma semana de férias recheada de atividades, proporcionando aos participantes um conjunto variado de experiências e muita diversão. A iniciativa percorreu os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima e Viana do Castelo e terminou com uma noite de acampamento na freguesia de Outeiro.

Na bagagem ficaram aprendizagens, amizades e vontade de regressar... para o ano!
O nosso agradecimento a todas as entidades que apoiaram esta iniciativa: Câmara Municipal de Ponte de Lima, Darque Kayak Clube,Talho Crispim - S. Domingos, EB1 de Outeiro, CEDECO e Junta de Freguesia de Outeiro.
 
 Na piscina em DEM
Na piscina em DEM
No Aquamuseu ouvindo as explicações do biólogo que orientou a visita.
No Aquamuseu ouvindo as explicações do biólogo que orientou a visita.
 No parque de lazer do Castelinho em brincadeira na água.
No parque de lazer do Castelinho em brincadeira na água.

7º Aniversário da Íris Inclusiva festejado com jantar-convívio

16 de julho, 2016
No passado dia 15 de julho, em que se assinalou o sétimo aniversário da Associação, foram muitos os que não quiseram deixar de marcar presença, juntando-se a nós num momento de descontraído convívio.
A festa, protagonizada por sócios, amigos, clientes e familiares, prolongou-se pela noite de sexta-feira e encheu de animação a sala do restaurante Sonho Azul, em Fontão (Ponte de Lima).

Pela frente esperamos todos encontrar mais um ano de projetos e realizações!
 
Foto de grupo no jantar de aniversário
Foto de grupo no jantar de aniversário

«Imagine Conceptuale» em Viana com a Íris

11 de julho, 2016
Desde o dia 11 de julho que Viana do Castelo acolhe o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, no âmbito do desenvolvimento do projeto Imagine Conceptuale, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa PARTIS. São ao todo seis os jovens da Íris Inclusiva participantes, sendo a Instituição uma das entidades parceiras neste projeto, que se prolonga até 2018.
O trabalho arrancou com a introdução das correntes artísticas, tendo em vista a construção da ideia fotográfica por cada participante. A primeira sessão em grupo aconteceu na sede da Íris, sob orientação de Luís Oliveira, que trabalhou com os jovens três correntes distintas: o Impressionismo, o Expressionismo e o Surrealismo. A intervenção continuou com a fase de planificação das imagens fotográficas e de realização das fotografias, com Sofia Ferreira, Tânia Araújo e Luís Rocha.

As próximas semanas reservam ainda muitas surpresas!
 
José Oliveira a trabalhar com os jovens participantes a corrente artística Expressionismo, através do quadro
José Oliveira a trabalhar com os jovens participantes a corrente artística Expressionismo, através do quadro "O Grito" de Munch.
Pedro Miguel, um dos jovens participantes no projeto, fotografa a paisagem em Geraz do Lima.
Pedro Miguel, um dos jovens participantes no projeto, fotografa a paisagem em Geraz do Lima.

«Jardins do Conhecimento» recebem visita da Íris

20 de junho, 2016
No passado dia 19 de junho (domingo), pelas 10 horas, a manhã foi marcada pela visita à 12ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, subordinada ao tema “Jardins do Conhecimento”. Foram perto de quarenta as pessoas que se juntaram a nós nesta iniciativa, realizada com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima, que conduziu o grupo através de onze jardins tão diversos quanto coloridos e perfumados, apelando à experimentação de múltiplas sensações.
A atividade prolongou-se pela tarde dentro, juntando um grupo de pessoas de várias gerações num piquenique descontraído que se desenrolou na zona do Arnado. Não faltou o convívio, os jogos tradicionais e o repouso à sombra das magníficas árvores que abundam na zona.

Uma boa forma, sem dúvida, de dar as boas vindas ao Verão!
 
Imagem geral do grupo de visitantes no recinto de entrada do Festival
Imagem geral do grupo de visitantes no recinto de entrada do Festival
Foto de alguns participantes no jardim “Conhecimento Exportado”, um dos onze a concurso
Foto de alguns participantes no jardim “Conhecimento Exportado”, um dos onze a concurso

2º Encontro Gastronómico Associativo de Outeiro

27 de junho, 2016
O II Encontro Gastronómico Associativo de Outeiro contou, uma vez mais, com a presença de uma barraquinha da Íris, cujo forte foi a confeção de pataniscas que não pararam de sair quentinhas durante todo o dia.
A Associação participou ainda no 1º Encontro de Carrinhos de Rolamentos, que foi um grande sucesso e promete manter-se em próximas edições.
 
Carro de rolamentos da Íris Inclusiva
Carro de rolamentos da Íris Inclusiva

Íris no Torneio «Goalball em erupção»

27 de junho, 2016
A equipa da Íris Inclusiva ficou classificada num honroso 3º lugar no I Torneio Juvenil “Goalball em Erupção”, que teve lugar na Escola Rodrigues de Freitas no Porto e foi promovido por esta escola e pela Casa da Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Muita diversão e convívio marcaram este dia, que serviu também de incentivo para os nossos jovens!
Foto do grupo de participantes e treinadores da equipa
Foto do grupo de participantes e treinadores da equipa

Fórum CONVIDA debateu acessibilidade e inclusão

25 de maio, 2016
Na sequência do trabalho que vem sendo realizado, a CONVIDA resolveu dedicar o ano de 2016 ao debate sobre Acessibilidade e Inclusão, promovendo dois fóruns temáticos presenciais em momentos distintos.
O primeiro destes Fóruns aconteceu no dia 20 de maio e teve como tema central a “Acessibilidade e Inclusão: Espaço Físico e Virtual”, contando mais uma vez com a preciosa colaboração da Universidade Lusófona, que disponibilizou o espaço para a iniciativa.

O Fórum contou com a intervenção de vários oradores convidados, que lançaram vários desafios aos participantes e à própria Rede CONVIDA: Pedro Homem Gouveia e Maria João Frias, da Equipa do Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Trigo, que falou sobre acessibilidade na rede do metropolitano de Lisboa, Hugo Nicolau, do Instituto Superior Técnico, com uma apresentação sobre acessibilidade de dispositivos táteis, e, por fim, Norberto Sousa, consultor de acessibilidade Web e digital.

Um segundo fórum, a divulgar oportunamente, deverá incidir sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão: Cultura, Arte, Lazer e Desporto” e ter lugar no norte do país.
 
Vista geral do auditório onde se realizou o fórum e dos seus participantes
Vista geral do auditório onde se realizou o fórum e dos seus participantes

Rede Nacional dos Balcões da Inclusão arranca em Lisboa

25 de maio, 2016
Foi inaugurado no final de abril no Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, o primeiro balcão da inclusão, com o objetivo de disponibilizar às pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias um atendimento técnico especializado.
Neste momento, estão já em funcionamento seis balcões da rede (para além de Lisboa, em Faro, Setúbal, Porto, Viseu e Vila Real), estando previsto o alargamento deste serviço para os restantes distritos.

Os funcionários da Segurança Social receberam formação que os habilita a responder sobre serviços/respostas disponíveis, emprego e apoios para empregadores, prestações sociais e produtos de apoio, entre outros.
 
Momento da inauguração do primeiro balcão da inclusão, com a Secretária de Estado em primeiro plano
Momento da inauguração do primeiro balcão da inclusão, com a Secretária de Estado em primeiro plano

Sensibilizar para uma cidadania inclusiva...

25 de maio, 2016
Ao longo do mês de maio a Íris Inclusiva levou a cabo diversas ações informativas e de sensibilização, dirigidas a vários públicos. Estivemos na Escola Secundária de Monserrate, com alunos de 12º ano do curso profissional de turismo rural e ambiental, esperando que possam incorporar nas suas práticas futuras algumas indicações no que respeita ao atendimento de pessoas cegas e com baixa visão.
Também na Despertar, em Viana do Castelo, os formandos de dois cursos distintos tiveram a oportunidade de fazer algumas aprendizagens nas áreas do relacionamento com a pessoa com a deficiência visual e da utilização das técnicas de guia.

No âmbito do projeto “Aprende Mais”, que tem como destinatários utentes de respostas sociais ligadas ao público sénior, estivemos ainda em Valença, na Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados, onde os participantes puderam experimentar diversos jogos inclusivos.
 
Imagem da ação dinamizada na Despertar, com a técnica de orientação e mobilidade a demonstrar o uso da bengala
Imagem da ação dinamizada na Despertar, com a técnica de orientação e mobilidade a demonstrar o uso da bengala

«Aprende Mais» continua em marcha

18 de abril, 2016
Em Abril registaram-se mais duas ações do projeto de sensibilização “Aprende Mais”, desta feita em Alvarães e na Areosa, a convite do projeto de intervenção comunitária da Câmara Municipal de Viana do Castelo “Pessoas Maiores”.
Momentos de aprendizagem e de boa disposição para os perto de 20 participantes.
 
Composição fotográfica com várias perspetivas das atividades realizadas em Alvarães
Composição fotográfica com várias perspetivas das atividades realizadas em Alvarães

Íris convidada a integrar plataforma inter-associativa

18 de abril, 2016
A Associação juntou-se recentemente a um grupo de associações de Viana do Castelo que pretende criar uma plataforma Web que funcione como espaço de encontro, partilha de recursos e divulgação de iniciativas. O movimento integra organizações de áreas diversas, destacando-se a área cultural e da cidadania.
A Íris faz votos de este projeto seja uma mais valia para a comunidade!

Sens’UP em exposição no concelho de Ponte de Lima

18 de abril, 2016
Durante o mês de Abril, entre os dias 4 e 15, há a registar mais uma extensão de “Sens’UP em exposição”, desta vez no Centro Educativo da Feitosa. Esta foi a última oportunidade de ver reunidos os trabalhos produzidos ao longo das sessões do projeto de sensibilização itinerante Sens’UP levadas a cabo no ano letivo anterior em escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Viana do Castelo.
vista geral do átrio que acolheu a exposição, sendo visíveis, no chão e suspensos, os vários materiais em papel e em tecido que a compõem
vista geral do átrio que acolheu a exposição, sendo visíveis, no chão e suspensos, os vários materiais em papel e em tecido que a compõem

Íris Inclusiva em «Stars of the Future»

18 de abril, 2016
A Associação esteve representada na segunda edição do torneio de Goalball “Stars of the Future”, que se realizou em Odivelas no dia 2 de abril, graças à participação de dois jovens, acompanhados por um dos elementos da nossa equipa técnica.
O evento é organizado pelo Clube Atlético e Cultural e pretende ser um evento de referência no desporto adaptado em Portugal. Os atletas da Íris integraram a equipa a equipa dos UCAS Juniores, defrontando quatro equipas de vários pontos do país.

O nosso obrigada à Organização, aos UCAS e ao CCD, com quem nos deslocamos de autocarro desde o Porto.
 
Foto dos dois jovens da Íris Inclusiva junto das mascotes da iniciativa
Foto dos dois jovens da Íris Inclusiva junto das mascotes da iniciativa

Experimentação de remo indoor com a VRL

18 de abril, 2016
No dia 2 de Abril, a Íris Inclusiva e a Viana Remadores do Lima proporcionaram a um pequeno grupo de pessoas uma experimentação de remo indoor, uma vez que a chuva que se fez sentir não permitiu, como previsto, ir para o rio.
Após uma visita às instalações e a tomada de contacto com os diversos tipos de embarcações utilizadas, foi possível experimentar os ergómetros e o tanque.

Foi uma boa preparação para uma ida ao rio, que esperamos concretizar em breve!
 
Fotos alusivas ao evento: o grupo de participantes
Fotos alusivas ao evento: o grupo de participantes
Fotos alusivas ao evento: o contacto com as embarcações
Fotos alusivas ao evento: o contacto com as embarcações
Fotos alusivas ao evento: a experimentação dos ergómetros
Fotos alusivas ao evento: a experimentação dos ergómetros
Fotos alusivas ao evento: a remada no tanque
Fotos alusivas ao evento: a remada no tanque

INR, I.P. assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade

14 de abril, 2016
No dia 31 de março, no Palácio da Ajuda, teve lugar a assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade, um instrumento criado com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.
A cerimónia contou com a presença  da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dr.ª Catarina Marcelino e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dr.ª Ana Sofia Antunes.

O documento foi assinado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., resultou de uma produção coletiva de 30 empresas e diversas organizações privadas e públicas, e de uma parceria dinâmica entre o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, a Fundação Aga Khan e as entidades públicas responsáveis pela igualdade de género e igualdade de oportunidades: Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

A assinatura da Carta simbolizou a intenção de uma organização que pretende evoluir e promover ativamente o potencial da diversidade de acordo com o que estiver ao alcance dos seus recursos e possibilidades. Qualquer organização pode assinar a Carta e a sua assinatura veicula a intenção de implementar iniciativas valorizadoras da diversidade na sua organização.

Para saber mais consulte:

Acesso Cultura lança sessões descontraídas

14 de abril, 2016
As Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Podem ainda implicar pequenos ajustes no espectáculo (iluminação, som, etc.) e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades.
Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável (por exemplo, pais com crianças pequenas, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação).

A Acesso Cultura teve uma primeira reunião com três teatros em Lisboa  – Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II - e todos mostraram abertura para incluir sessões descontraídas nos espectáculos que apresentam. A primeira Sessão Descontraída será no Teatro São Luiz no dia 17 de Abril, Domingo, às 11h: Asas de papel, uma criação de Ainhoa Vidal.

Este é um pequeno-grande passo no sentido de sensibilizar as partes envolvidas, entidades culturais e público, em relação às barreiras enfrentadas por diferentes pessoas, e consequentemente também pelos seus familiares e amigos, no acesso à oferta cultural. É ainda um passo no sentido de reconhecer a existência da diferença, de lhe dar o lugar que lhe pertence no espaço público e nas instituições culturais em particular, de aprender a encará-la com naturalidade.

A Acesso Cultura recebeu um apoio da Fundação Millennium BCPpara poder iniciar este projecto em Portugal.

Pessoas com deficiência beneficiam de 75% de desconto nos comboios

1 de abril, 2016
Comboio da CP
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. e os Comboios de Portugal (CP), E.P.E assinaram um protocolo que permite que as pessoas com deficiência usufruam de 75% de desconto nos comboios.
As pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 80%, podem usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando a aquisição do título de transporte.

Por sua vez, os deficientes das Forças Armadas, com um grau de incapacidade igual ou superior a 80%, beneficiam do desconto de 75% nos serviços Alfa Pendular e Intercidades.

Adicionalmente, o protocolo prevê um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro para o companhante da pessoa com deficiência.

Para usufruir do benefício as pessoas deverão apresentar nas bilheteiras da CP ou em trânsito, quando aplicável, os seguintes documentos:

a) Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
b) Atestado de Incapacidade Multiuso, emitido nos termos da legislação aplicável.

Com este acordo pretende-se garantir às pessoas com deficiência, a igualdade de oportunidades a que têm direito, procurando minimizar as desvantagens resultantes das suas incapacidades, nomeadamente, as relativas à sua autonomia e mobilidade.

Fonte: www.inr.pt: Terça-Feira, 08 Março de 2016

Jovens Autores de Histórias Ilustradas recebe edição em Braille pela Biblioteca Nacional

21 de março, 2016
Dois homens folheam o livro editado em Braille
Dois homens folheam o livro editado em Braille
A Nissan Portugal, com o apoio da Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), acaba de apresentar a edição em braille do livro que reúne os melhores trabalhos da 3ª edição da iniciativa Jovens Autores de Histórias Ilustradas.
O concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas (JAHI) - um projeto integrado na Política de Responsabilidade Social Corporativa da Nissan Portugal - volta a inovar dando mais um importante passo no compromisso que a empresa assume.

O livro agora editado em braille resulta de uma cooperação entre a Nissan e a Biblioteca Nacional de Portugal, que transformou as dez melhores histórias vencedoras da edição 2014/15 num novo produto, capaz de disponibilizar a criatividade e talento dos seus 17 autores a um público mais alargado.

Com esta edição em braille a Nissan pretende tornar o concurso o mais inclusivo possível, procurando incentivar a participação de jovens cegos e com baixa visão e proporcionar a fruição da literatura por crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual.

Sobre o JAHI

O concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas surge da Visão da Nissan - «Valorizar a Vida das Pessoas» - e da sua política de Cidadania Azul, um compromisso para com a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais, o melhoramento da eficiência dos seus produtos e o investimento nas comunidades em que atua.

Siga a ligação para saber mais...

Íris convidada a participar no VII Ciclo de Estudos do CER

8 de março, 2016
No passado dia 2 de março, a Íris Inclusiva foi uma das presenças no painel “Arte e Inclusão”, promovida pelo Centro de Estudos Regionais no âmbito de um ciclo de estudos subordinada ao tema “Arte, da Criação à Fruição”.
A sessão, que fomentou a partilha de ideias e a apresentação de projetos nesta área, teve lugar na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou ainda com a presença de Conceição Cunha, em representação da APPACDM, e de Joana Laranjeira.

 
Imagem da iniciativa - mesa
Imagem da iniciativa - mesa
Imagem da iniciativa - parte da sala
Imagem da iniciativa - parte da sala

Programa Educação Especial 2016

8 de março, 2016
A Íris Inclusiva submeteu, este mês, uma candidatura ao Programa Educação Especial, da Fundação Gulbenkian.
O projeto apresentado pretende qualificar o atendimento a crianças com baixa visão, investindo na melhoria do ajustamento do desenho das intervenções às caraterísticas do funcionamento visual, na diversificação das atividades de estimulação desenvolvidas, na capacitação técnica da equipa e na promoção, de um modo global, da eficácia das intervenções.

Projeto artístico na área da fotografia vai envolver a Íris Inclusiva

8 de março, 2016
Imagine Conceptuale é o mais recente projeto do MEF (Movimento de Expressão Fotográfica), apoiado pela Fundação Gulbenkian através do Programa PARTIS, que financia iniciativas de inclusão social através das práticas artísticas.
Enquanto membro da Rede CONVIDA, que estabeleceu uma parceria com aquela Associação, a íris Inclusiva vai participar neste projeto, que parte da interrogação: “que perceção terá da fotografia uma pessoa que não vê ou que vê pouco?”.

Curioso? Acompanhe este projeto em integrarpelaarte.wordpress.com ou na página de Facebook www.facebook.com/ImagineConceptuale.

 
Imagem gráfica de Rui Guerra
Imagem gráfica de Rui Guerra

BICMINHO colabora com a Associação

8 de março, 2016
A BICMINHO – Centro Europeu de Empresas e Inovação, no âmbito da responsabilidade social, decidiu oferecer a uma Instituição de Viana do Castelo os serviços das suas empresas incubadas durante um período de cerca de seis meses.
Após alguns contactos iniciais e um processo de seleção, a Íris foi a Instituição escolhida, estando já delineado um plano de ação que deverá arrancar no dia 21 de Março, com sessões de trabalho temáticas que vão de encontro às necessidades identificadas.

Ficamos expectantes relativamente aos frutos desta parceria!

Rede CONVIDA inicia novo ano de atividade com visita à Íris

8 de março, 2016
Nos dias 28 e 29 de Janeiro tivemos o grande prazer de receber em Viana do Castelo três representantes da FRMS (Fundação Raquel e Martin Sain) e da AAICA (Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes), no âmbito da atividade da Rede Nacional CONVIDA, da qual a Íris Inclusiva é membro desde 2015.
Foram dois dias preenchidos por muitas partilhas de experiências e conhecimentos, em que tivemos oportunidade de dar a conhecer a nossa resposta em ambulatório e de proporcionar contacto com a equipa técnica e a Direção da Instituição. Momentos de grande aprendizagem, que esperamos poder repetir!

 
Fotografia de um momento da visita à Íris Inclusiva
Fotografia de um momento da visita à Íris Inclusiva

Íris e CRTIC de Viana promovem Workshop no Axis

28 de janeiro, 2016
Ainda este mês, no dia 22 de janeiro, o centro de conferências do Hotel Axis de Viana acolheu graciosamente uma organização conjunta da Íris Inclusiva e do Centro de Recursos em Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial de Viana do Castelo. Falamos do Workshop “Como criar uma pasta com uma CRTIC”, orientado pelo Engenheiro Francisco Godinho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em que participaram perto de 80 pessoas, com destaque para docentes da educação especial e técnicos de reabilitação.
Ao longo de três horas houve oportunidade de dar a conhecer e demonstrar diversas aplicações, com recurso a várias tecnologias de suporte, que podem ser utilizadas em diferentes contextos e com utilizadores com um leque variado de necessidades.
 
Registo panorâmico da sala com os participantes e o orador ao fundo
Registo panorâmico da sala com os participantes e o orador ao fundo

Balanço final de Viana Goalball

28 de janeiro, 2016
Terminou a 31 de dezembro do ano findo o projeto Viana Goalball – Desporto para Todos, promovido pela Íris com a parceria do Centro Social e Cultural da Meadela (CSCM) e co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.
Ao todo foram cerca de 30 os participantes diretos neste projeto que decorreu ao longo de quatro meses, com a realização das seis ações previstas e a participação extra num torneio de Goalball fora do âmbito territorial previsto.

Depois desta experiência, e manifestada a vontade de continuidade por participantes e organizadores, fica desde já em agenda a realização de dois treinos mensais da modalidade, continuando a contar com o inestimável apoio do CSCM, que disponibiliza o espaço do Pavilhão da Meadela para o efeito.

Tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2016-2019

28 de janeiro, 2016
Tomaram posse no dia 14 de Janeiro, conferida pelo Presidente da Mesa da Assembleia cessante, os novos órgãos sociais da Íris Inclusiva, eleitos em dezembro.
 
Com um programa de ação que elege seis áreas prioritárias de investimento, dá-se assim início a um novo ciclo na vida da Associação, que pretende aprofundar algumas linhas de orientação e explorar novas possibilidades de atuação.

Novos Contratos Locais de Desenvolvimento Social em marcha

28 de janeiro, 2016
Durante o mês de Janeiro a Íris Inclusiva estabeleceu contactos com três projetos do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração (CLDS 3G) recentemente iniciados no distrito, dois em Viana do Castelo e um em Caminha. Estes projetos têm como finalidade combater a pobreza persistente e a exclusão social, contemplando nos seus planos de ação iniciativas nas áreas da empregabilidade e da participação das pessoas com deficiência.
Os CLDS 3G são um importante instrumento de intervenção de proximidade, que procura reforçar a proatividade de todos os agentes na busca de soluções para as diferentes problemáticas dos cidadãos, promovendo o crescimento sustentável e inclusivo dos territórios.

Braille em foco na DESPERTAR

28 de janeiro, 2016
No dia 12 de Janeiro, a convite da Despertar – Formação e Psicologia, a Íris dinamizou uma ação informativa sobre a grafia Braille, ainda a propósito do Dia Mundial do Braille que se assinalou a 4 de janeiro.
Foram abrangidos formandos dos cursos financiados de operador agrícola e de operador de informática, num total de 24 adultos que manifestaram grande interesse e curiosidade no tema.
 
Fotografia captada durante a formação explicando o Braille
Fotografia captada durante a formação explicando o Braille

Sens’UP revisitado no Agrupamento de Monte da Ola

28 de janeiro, 2016
Entre os dias 11 e 22 de Janeiro a escola sede do Agrupamento de Monte da Olá, situada em Vila Nova de Anha, acolheu uma extensão da exposição que no passado ano letivo resultou da reunião dos trabalhos produzidos ao longo das sessões do projeto de sensibilização itinerante Sens’UP levadas a cabo em escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Viana do Castelo.
No dia 15 a Íris Inclusiva teve ainda oportunidade de dinamizar, junto de alunos do 6º ano de escolaridade, um conjunto de sessões informativas e de sensibilização, dando a conhecer o projeto e alguns recursos utilizados por pessoas com deficiência visual.
 
Fotografias com algumas peças em exposição
Fotografias com algumas peças em exposição

Últimas Notícias

A convite da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, a Íris Inclusiva associou-se à...
No quadro da pertença à rede europeia ENVITER, a Íris é parceira numa candidatura ao programa...
A convite do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, a Íris participou na Semana Aproximar,...
No dia 6 de fevereiro, a Íris Inclusiva esteve na Escola de Hotelaria e Turismo de...
Este ano, a Íris Inclusiva assinalou o Dia Mundial do Braille de uma forma diferente, num...
Detida a 100% pela francesa TotalEnergies, a GENERG é uma empresa que opera no mercado das...
No início do mês de novembro, a Íris Inclusiva teve a oportunidade de participar em vários...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.