Bem-vindo à Íris Inclusiva

Heading

Primeira mostra pública do projeto Imagine Conceptuale em Viana do Castelo

Exposição de fotografia foi inaugurada no dia 14 de outubro

2017-10-16
No passado sábado, dia 14 de outubro, foram muitos os que acorreram à inauguração da exposição de fotografia Imagine Conceptuale – Integrar pela Arte, que teve lugar nos Paços do Concelho em Viana do Castelo.
Do conjunto dos intervenientes neste projeto de inclusão pela arte financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que no distrito foi desenvolvido em parceria com a Íris Inclusiva e contou com o apoio do Município de Viana do Castelo, destacamos os autores das obras expostas, num total de vinte fotografias apresentadas também sob a forma de imagens táteis com audiodescrição.

Foram treze os participantes no projeto promovido pelo MEF (Movimento de Expressão Fotográfica), que em Viana do Castelo foi desenvolvido nos contextos de vida das pessoas, à semelhança do modelo de intervenção da resposta social que a Íris Inclusiva tem em funcionamento, ao longo dos meses de julho e agosto de 2016 e 2017.

Antes da abertura da exposição, realizou-se também a atividade fotográfica "Imagens do Sentir", que colocou em movimento pelo centro da cidade pares de participantes, alternando entre si o papel de guia e o de pessoa cega, constituindo uma oportunidade de experienciação e de construção de imagens mentais com recurso aos vários sentidos.

A exposição de fotografia, de entrada gratuita, pode ser visitada todos os dias entre as 10 e as 18 horas, no Edifício dos Paços do Concelho em Viana do Castelo.

A Íris Inclusiva agradece o apoio da Câmara Municipal e de todos os intervenientes que tornaram possível este projeto, reservando o seu mais sentido agradecimento ao MEF, por ousar lançar-se, com tanta convição, em projetos de inclusão social como este, dedicando a sua energia e conhecimento a contribuir para uma sociedade mais igualitária e para a melhoria do acesso à cultura e às artes.

A última palavra vai, inevitavelmente, para os protagonistas da exposição, que aceitaram o desfio lançado pela Íris e pelo MEF e com quem todos crescemos!

Adicionar comentário

Acessibilidades da Página
Fique a par das novidades da IRIS!
Ajude a associação
Goste da nossa página no Facebook
Siga-nos através do twitter
Canal de Notícias RSS
Plataforma de Gestão
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Centro de Recursos para Educação Especial - Abelheira
IPL (+) Inclusivo
Associação Empresarial de Viana do Castelo