Conteúdo principal

Logo da associação criado por alunos da ESTG

1 de março de 2010
Logotipo

O ano de 2009 viu nascer, em Viana do Castelo, uma Associação denominada Íris inclusiva, que se propõe intervir de forma integrada e multidisciplinar na área da promoção da qualidade de vida dos cidadãos com incapacidade visual e das suas famílias, nomeadamente através da dinamização de acções/iniciativas nas áreas da habilitação/reabilitação, da formação e emprego e da cultura/lazer.

É nosso propósito, como Associação entretanto reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, privilegiar uma abordagem holística do indivíduo, na sua relação com o meio ambiente, e envolver a comunidade e a sociedade civil no seu conjunto, mobilizando recursos para uma causa que é colectiva: a da igualdade de oportunidades, da inclusão social e da participação plena de todos os cidadãos na sociedade.

Foi neste espírito de mobilização comunitária e de construção de parcerias locais que, no início do ano lectivo, lançámos um repto aos alunos finalistas do Curso de Design do Produto da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), em conjunto com uma das suas professoras, desafiando-os a criar uma logomarca que identificasse a Íris. Paralelamente, tratou-se de proporcionar um momento de sensibilização em relação às necessidades específicas das pessoas cegas e com baixa visão e ao próprio conceito de produto acessível.

O processo resultou numa série de propostas, tornando a escolha bastante difícil! O logóptipo escolhido, ainda que todos os alunos estejam de parabéns, é da autoria de Lígia Lopes, Sandra Rocha e Sara Silva, e acompanhará a Íris inclusiva nesta caminhada, de olhos postos no futuro, que estamos a iniciar.

Neste momento, a Instituição encontra-se em fase preparatória à celebração de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social, que nos permitirá iniciar uma actividade regular, de âmbito distrital, com uma equipa técnica capaz de concretizar os objectivos a que nos propomos.

O apoio de outras instituições e entidades é fundamental, agora como no futuro, na construção de uma proposta de intervenção que privilegiará sempre a interacção entre pessoas com e sem incapacidade, numa perspectiva de efectiva inclusão, em que todos os contributos são importantes.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

É já no próximo dia 15 de julho (domingo) que a Instituição assinala nove anos de...
A Íris Inclusiva é uma das treze entidades portuguesas que obtiveram financiamento do Programa Erasmus+ em...
No passado dia 23 de Junho, uma equipa de jovens da Íris Inclusiva marcou presença na...
A Íris Inclusiva e a Fundação PT desenvolvem, desde 2014, uma parceria que permite abranger, de...
Nos dias 13, 14 e 15 de junho decorrem as II Jornadas de Turismo da Escola...
A Fundação Raquel e Martin Sain encontra-se atualmente a desenvolver, com o apoio do Programa Erasmus+...
No dia 29 de Maio, o Cine Teatro de V.N. de Cerveira acolheu as segundas jornadas...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.