Conteúdo principal

Jogos Matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira entre Portugal e o Brasil

4 de junho de 2012

Esta iniciativa inédita consiste na realização, através de videoconferência, de torneios de jogos matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira entre crianças e jovens portugueses e brasileiros.

A Dra. Carlota Dias, Mestre em Matemática e Especialista em Educação Especial-Domínio Visual, desenvolveu, a nível nacional e durante os últimos três anos, os protótipos adaptados dos jogos, coordenou a participação dos alunos com baixa visão e cegueira no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e procedeu à sua divulgação junto do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), em Curitiba (Brasil). Assim, estes jogos, que até setembro integraram apenas o Campeonato Nacional, passaram o Atlântico.

Com a divulgação destes jogos específicos, assistiu-se a um eclodir de interesses partilhados pelos alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires (ESMA) e os alunos do Instituto Paranaense de Cegos. Os torneios foram realizados através de várias sessões de videoconferência entre a ESMA (Sintra) e o IPC (Curitiba), algo que começou como uma experiência, cresceu e ganhou contornos que não poderiam nunca ser ignorados.

Assim, perante a importância que este projeto alcançou, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva será palco, no próximo dia 11 de junho, pelas 16 h30m, do torneio final dos jogos matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira, entre Portugal e Brasil.

Dado o carácter experimental e inovador desta iniciativa verdadeiramente inclusiva, não podíamos deixar de a divulgar, para que, futuramente, possa ser alargada e implementada em mais escolas e, quem sabe, em mais países, sempre com um único objectivo: a inclusão de crianças e jovens com baixa visão e cegueira no mundo da matemática e dos jogos.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

É já no próximo dia 15 de julho (domingo) que a Instituição assinala nove anos de...
A Íris Inclusiva é uma das treze entidades portuguesas que obtiveram financiamento do Programa Erasmus+ em...
No passado dia 23 de Junho, uma equipa de jovens da Íris Inclusiva marcou presença na...
A Íris Inclusiva e a Fundação PT desenvolvem, desde 2014, uma parceria que permite abranger, de...
Nos dias 13, 14 e 15 de junho decorrem as II Jornadas de Turismo da Escola...
A Fundação Raquel e Martin Sain encontra-se atualmente a desenvolver, com o apoio do Programa Erasmus+...
No dia 29 de Maio, o Cine Teatro de V.N. de Cerveira acolheu as segundas jornadas...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.