Conteúdo principal

"Ouvir a arte e a cultura"

A audiodescrição na construção de produtos inclusivos


No dia 22 de Novembro de 2011, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal encheu-se para acolher as mais de 100 pessoas que, provindas de diferentes regiões do país e ligadas a vários quadrantes de actividade, não quiseram perder a oportunidade de participar no Encontro “Ouvir a arte e a cultura: A audiodescrição na construção de produtos inclusivos”.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Íris Inclusiva e co-financiada pelo INR, I.P. Subprograma Para Todos, trouxe à cidade de Viana do Castelo o contributo de diversas personalidades ligadas ao recurso da audiodescrição, um serviço que, de uma forma muito geral, visa permitir o acesso da pessoa cega e com baixa visão a diferentes formas de expressão artística e cultural, contribuindo assim para a sua plena inclusão cultural, comunitária e social, em igualdade de circunstâncias com os demais cidadãos.

Para além de dar a conhecer o recurso, o evento proporcionou momentos de verdadeira partilha de experiências entre todos os participantes (professores, audiodescritores, representantes de municípios e de ONG’s, técnicos de museus, estudantes, artistas, pessoas com deficiência visual e cidadãos interessados no tema) e ofereceu a possibilidade de acesso a dois produtos artísticos audiodescritos: uma performance (pelo Teatro O Cão Danado) e a exposição de fotografia SENTI(N)DO (pelo Movimento de Expressão Fotográfica).

Foram parceiros nesta realização pioneira o projecto AUDIODESCRIÇÃO.PT: Ouço, logo vejo, a Associação Cultural O Cão Danado e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.