Bem-vindo à Íris Inclusiva

Heading

Resposta Social de Apoio em Regime Ambulatório

Objectivos

a) Criar condições que favoreçam o desenvolvimento global da pessoa com deficiência visual, através da oferta, numa perspectiva de intervenção pluriprofissional e multidimensional, de um conjunto de actividades/serviços em ambulatório que podem contemplar as áreas do serviço social, da psicologia, da orientação e mobilidade, da aprendizagem da grafia Braille e de novas Tecnologias de Informação e Comunicação, da terapia ocupacional e da animação sócio-cultural.

b) Desenvolver e implementar, nos contextos naturais de vida em que está inserida a pessoa cega ou com baixa visão, programas de intervenção terapêutica e sócio-educativa que potenciem a sua máxima funcionalidade e a sua plena participação nas diferentes actividades e domínios da vida.

c) Promover condições de interacção familiar facilitadoras da autonomia e do desenvolvimento integrado da pessoa com deficiência visual.

d) Promover a plena integração social da pessoa cega ou com baixa visão, nomeadamente ao nível escolar, profissional, cultural e comunitário.

e) Envolver a comunidade no seu conjunto no processo de intervenção global e integrada, de forma contínua e articulada, rentabilizando os recursos que já existem e consolidando redes formais e informais de inter-ajuda.

f) Desenvolver actividades de orientação e informação/formação destinadas a apoiar os técnicos integrados nos recursos da comunidade e as instituições/entidades onde está inserida a pessoa com deficiência visual, contribuindo assim para a capacitação desses recursos e para a qualificação das interacções do indivíduo com o meio envolvente.

Serviços Disponíveis

- Apoio/acompanhamento ao nível social e psicológico.
- Actividades na área da orientação e mobilidade.
- Apoio na utilização da grafia Braille, das Tecnologias de Informação e Comunicação e de outros recursos específicos.
- Actividades ocupacionais e de vida diária (AVD’s).
- Actividades de carácter artístico e cultural.
- Actividades desportivas e ambientais.
- Informação e orientação que facilitem o acesso às oportunidades e serviços e o exercício pleno dos direitos que assistem aos clientes e respectivas famílias.
- Articulação com entidades que actuam no âmbito da saúde, da educação, da formação e do emprego.

Equipa Técnica

- Psicóloga
- Técnica Superior de Serviço Social
- Técnico de Orientação e Mobilidade
- Tiflotécnico
- Terapeuta Ocupacional
- Animadora Sócio-Cultural

Acessibilidades da Página
Fique a par das novidades da IRIS!
Ajude a associação
Goste da nossa página no Facebook
Siga-nos através do twitter
Canal de Notícias RSS
Plataforma de Gestão
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Centro de Recursos para Educação Especial - Abelheira
IPL (+) Inclusivo
Associação Empresarial de Viana do Castelo