Conteúdo principal

Íris Inclusiva promove duas sessões formativas

No próximo dia 6 de maio

12 de abril, 2023
Imagens promocionais das duas sessões formativas promovidas pela Íris
Imagens promocionais das duas sessões formativas promovidas pela Íris
No próximo dia 6 de maio, a Íris Inclusiva promove duas sessões formativas orientadas pela Professora Gorete Barros e dirigidas, principalmente, a pais, professores ou outros profissionais com trabalho direto com crianças com deficiência visual (DV): O Workshop “LEGO® Braille Bricks: Aprender através do brincar” (9h30-13h) e a Sessão de Partilha “Materiais pedagógicos adaptados” (14h30-17h).
No workshop da manhã serão apresentados os princípios da aprendizagem através do brincar, os benefícios de uma abordagem lúdica e a sua aplicação prática no ensino pré-braille e braille, usando LEGO Braille Bricks. Também se procurará promover a utilização desta ferramenta na educação inclusiva, permitindo que crianças com deficiência visual interajam com outros colegas de turma de modo divertido e interativo.

Já durante a tarde, a sessão será dedicada à partilha e exploração de materiais pedagógicos e lúdicos que possam ser utilizados com crianças com DV, acolhendo também as ideias e experiências dos participantes.

As sessões terão lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 3 de maio, através do formulário de inscrição: https://forms.gle/JpGmbwJvzZuWGXxn9

Informação complementar:

Sobre a dinamizadora:
Gorete Barros é licenciada no curso de professores do Ensino Básico - Primeiro Ciclo, especializada em educação especial no domínio cognitivo motor e, posteriormente, no domínio da visão, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. Atualmente, é docente de Educação Especial no Domínio da Visão nos Agrupamentos de Escolas Vergilio Ferreira, em Lisboa, e Luís Sttau Monteiro (Escola de Referência para alunos cegos e com baixa visão), em Loures. Em 2020, criou a página LUDIPED de modo a partilhar com outros docentes, técnicos e familiares de crianças com deficiência visual, ideias pedagógicas e lúdicas, adotando a "aprendizagem através do jogo" como filosofia de ensino. Em 2023, concluiu a Formação "Learning Through Play with Lego Braille Bricks" e foi convidada pela Fundação LEGO para integrar um grupo de Embaixadores da Lego Braille Bricks, com o intuito de realizar formações nesta mesma temática.

Sobre o recurso LEGO® Braille Bricks:
O conceito LEGO® Braille Bricks é uma metodologia baseada na vertente lúdica, com o intuito de alfabetizar e impulsionar a utilização do sistema de leitura e escrita Braille. Cada peça do jogo mantém o seu formato original, mas, ao contrário de uma peça de LEGO clássico, os relevos das peças estão organizados para corresponderem a números, letras, sinais matemáticos e de pontuação do sistema Braille. Cada peça tem também a versão impressa a tinta do símbolo ou da letra, permitindo que crianças e jovens com e sem deficiência visual brinquem e aprendam em conjunto.

Últimas Notícias

Mantendo a tradição dos últimos anos, a Íris Inclusiva participou no Dia da Família, uma iniciativa...
A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou, no passado dia 6 de junho, Protocolos de...
No dia 1 de junho, com a parceria do Município de Viana do Castelo, promovemos uma...
No dia 1 de junho de 2024, a Íris participou numa manhã de Surf Adaptado dinamizada...
No dia 25 de maio, a Íris participou no Arraial Gastronómico Associativo e no VII Encontro...
A convite do Município de Ponte de Lima, voltamos a marcar presença na Feira de Educação,...
No dia 11 de maio, pelas 14h30, o Centro de Mar de Viana do Castelo acolheu,...
Mais notícias  

Newsletter

Fique a par das novidades da ÍRIS!
Subscreva a Newsletter e acompanhe as nossas principais informações e iniciativas.