Íris Inclusiva promove duas sessões formativas
No próximo dia 6 de maio
12 de abril, 2023

Imagens promocionais das duas sessões formativas promovidas pela Íris
No próximo dia 6 de maio, a Íris Inclusiva promove duas sessões formativas orientadas pela Professora Gorete Barros e dirigidas, principalmente, a pais, professores ou outros profissionais com trabalho direto com crianças com deficiência visual (DV): O Workshop “LEGO® Braille Bricks: Aprender através do brincar” (9h30-13h) e a Sessão de Partilha “Materiais pedagógicos adaptados” (14h30-17h).
No workshop da manhã serão apresentados os princípios da aprendizagem através do brincar, os benefícios de uma abordagem lúdica e a sua aplicação prática no ensino pré-braille e braille, usando LEGO Braille Bricks. Também se procurará promover a utilização desta ferramenta na educação inclusiva, permitindo que crianças com deficiência visual interajam com outros colegas de turma de modo divertido e interativo.
Já durante a tarde, a sessão será dedicada à partilha e exploração de materiais pedagógicos e lúdicos que possam ser utilizados com crianças com DV, acolhendo também as ideias e experiências dos participantes.
As sessões terão lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 3 de maio, através do formulário de inscrição: https://forms.gle/JpGmbwJvzZuWGXxn9
Informação complementar:
Sobre a dinamizadora:
Gorete Barros é licenciada no curso de professores do Ensino Básico - Primeiro Ciclo, especializada em educação especial no domínio cognitivo motor e, posteriormente, no domínio da visão, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. Atualmente, é docente de Educação Especial no Domínio da Visão nos Agrupamentos de Escolas Vergilio Ferreira, em Lisboa, e Luís Sttau Monteiro (Escola de Referência para alunos cegos e com baixa visão), em Loures. Em 2020, criou a página LUDIPED de modo a partilhar com outros docentes, técnicos e familiares de crianças com deficiência visual, ideias pedagógicas e lúdicas, adotando a "aprendizagem através do jogo" como filosofia de ensino. Em 2023, concluiu a Formação "Learning Through Play with Lego Braille Bricks" e foi convidada pela Fundação LEGO para integrar um grupo de Embaixadores da Lego Braille Bricks, com o intuito de realizar formações nesta mesma temática.
Sobre o recurso LEGO® Braille Bricks:
O conceito LEGO® Braille Bricks é uma metodologia baseada na vertente lúdica, com o intuito de alfabetizar e impulsionar a utilização do sistema de leitura e escrita Braille. Cada peça do jogo mantém o seu formato original, mas, ao contrário de uma peça de LEGO clássico, os relevos das peças estão organizados para corresponderem a números, letras, sinais matemáticos e de pontuação do sistema Braille. Cada peça tem também a versão impressa a tinta do símbolo ou da letra, permitindo que crianças e jovens com e sem deficiência visual brinquem e aprendam em conjunto.
Já durante a tarde, a sessão será dedicada à partilha e exploração de materiais pedagógicos e lúdicos que possam ser utilizados com crianças com DV, acolhendo também as ideias e experiências dos participantes.
As sessões terão lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 3 de maio, através do formulário de inscrição: https://forms.gle/JpGmbwJvzZuWGXxn9
Informação complementar:
Sobre a dinamizadora:
Gorete Barros é licenciada no curso de professores do Ensino Básico - Primeiro Ciclo, especializada em educação especial no domínio cognitivo motor e, posteriormente, no domínio da visão, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. Atualmente, é docente de Educação Especial no Domínio da Visão nos Agrupamentos de Escolas Vergilio Ferreira, em Lisboa, e Luís Sttau Monteiro (Escola de Referência para alunos cegos e com baixa visão), em Loures. Em 2020, criou a página LUDIPED de modo a partilhar com outros docentes, técnicos e familiares de crianças com deficiência visual, ideias pedagógicas e lúdicas, adotando a "aprendizagem através do jogo" como filosofia de ensino. Em 2023, concluiu a Formação "Learning Through Play with Lego Braille Bricks" e foi convidada pela Fundação LEGO para integrar um grupo de Embaixadores da Lego Braille Bricks, com o intuito de realizar formações nesta mesma temática.
Sobre o recurso LEGO® Braille Bricks:
O conceito LEGO® Braille Bricks é uma metodologia baseada na vertente lúdica, com o intuito de alfabetizar e impulsionar a utilização do sistema de leitura e escrita Braille. Cada peça do jogo mantém o seu formato original, mas, ao contrário de uma peça de LEGO clássico, os relevos das peças estão organizados para corresponderem a números, letras, sinais matemáticos e de pontuação do sistema Braille. Cada peça tem também a versão impressa a tinta do símbolo ou da letra, permitindo que crianças e jovens com e sem deficiência visual brinquem e aprendam em conjunto.
Últimas Notícias
"A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com a igualdades"
- Paulo...
- Paulo...
Na tarde do dia 14 de dezembro, fomos acolhidos na Escola Superior de Viana do Castelo...
No dia 13 de dezembro, pelas 14h30, um conjunto de treze organizações portuguesas com intervenção na...
A Íris assinalou a quadra festiva coma atividade “Postais de Natal em Braille”, dirigida ao público...
No passado dia 16 de novembro, a Íris Inclusiva promoveu a sua segunda mostra de produtos...
Na manhã do passado dia 9 de novembro, a Rede Nacional CONVIDA, que a Íris integra...
No próximo dia 16 de novembro, a Íris Inclusiva convida o público a visitar, de forma...